terça-feira, 21 de setembro de 2010

James Watt: Papel importante na Revolução Industrial

 James Watt




Engenheiro, mecânico e inventor escocês nascido em Greenock, inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial. Aos 19 anos foi para Londres aprendizado de mecânico especializado na construção de instrumentos. Por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow (1756) sem conseguir o certificado do curso. Porém conseguiu ser escolhido e foi contratado como aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow (1757), onde conheceu Joseph Black.

Ao receber para conserto (1763) uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada de então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento (1764), dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o máximo de vácuo no condensador.

Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor. Obteve a primeira patente do invento e de vários aperfeiçoamentos por ele próprio concebidos (1769). Endividado, associou-se a John Roebuck, que o ajudou financeiramente. Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor (1775), revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e deflagrando a revolução industrial.

Após inventar o motor rotativo de ação dupla, o industrial Matthew Boulton, dono de uma firma de engenharia, comprou a parte de Roebuck e começou a construir as máquinas a vapor projetadas por ele (1785), e que se tornaram universalmente empregadas, a partir de então. Também criou diversos dispositivos tais como o regulador de força centrífuga e o mecanismo de comando da gaveta de distribuição de vapor, o volante e o indicador de Watt. Com grande fortuna acumulada, resolveu aposentar-se e voltar para Birmingham (1790) e morreu em Heathfield Hall, perto de Birmingham, Inglaterra. Watt, no Sistema Internacional, é a unidade de medida de potência igual à potência duma fonte capaz de fornecer, contínua e uniformemente, um joule por segundo.

 fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/james-watt/james-watt-1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário