terça-feira, 21 de setembro de 2010

George Stephenson e a Invenção da Locomotiva a Vapor


 George Stephenson


A invenção da locomotiva a vapor e o traçado das primeiras estradas de ferro devem-se a George Stephenson. Dotado de excepcional talento para a mecânica, o mineiro pobre e autodidata revolucionou a história dos transportes e possibilitou a construção da infra-estrutura sobre a qual se fez a revolução industrial.
George Stephenson nasceu em Wylam, próximo a Newcastle, Northumberland, Inglaterra, em 9 de junho de 1781. Filho de um trabalhador que operava a bomba de vapor numa mina de carvão em Newcastle, George teve uma infância pobre e começou a trabalhar ainda criança. Aprendeu o ofício do pai e, apesar de trabalhar durante o dia, estudava na escola noturna. Depois de passar por diversos empregos, seguiu para as minas de Killingworth, onde a habilidade para lidar com as máquinas a vapor lhe valeu a nomeação para o cargo de mecânico-chefe em 1812. No ano seguinte, Stephenson começou a amadurecer a idéia de criar uma locomotiva a vapor que se deslocasse sobre trilhos, inspirado num modelo construído por John Blenkinsop. Assim surgiu em 1814 a "Blucher", locomotiva capaz de rebocar oito vagões, com trinta toneladas de carvão, a 6,5km/h. Mais tarde, inventou um dispositivo para canalizar o escapamento da chaminé da locomotiva, a qual teve sua potência acrescida.
Durante os anos seguintes, Stephenson construiu por encomenda várias máquinas aperfeiçoadas. Em 27 de setembro de 1825, uma de suas locomotivas conduziu entre Stockton e Darlington, a uma velocidade de 24km/h, o primeiro trem de passageiros da história. De 1826 a 1829, dirigiu a construção de uma estrada de ferro de 64km entre Liverpool e Manchester, para a qual definiu os princípios básicos de traçado das linhas férreas, o sistema de sinais, a infra-estrutura de manutenção etc. Ao fim do planejamento, houve uma concorrência para escolher o modelo de locomotiva e Stephenson saiu vitorioso graças a sua "Rocket", que alcançou a velocidade de 58km/h. Nas décadas de 1830 e 1840, a construção de estradas de ferro disseminou-se na Europa e Estados Unidos. Reconhecido como pioneiro e maior especialista do novo e revolucionário meio de transporte, o inventor participou da construção das principais linhas britânicas e de muitos outros países. George Stephenson morreu em Chesterfield, Derbyshire, Inglaterra, em 12 de agosto de 1848.


fonte:http://www.emdiv.com.br/mundo/tecnologia/1533-george-stephenson-e-a-invencao-da-locomotiva-a-vapor

Nenhum comentário:

Postar um comentário